quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PROJETO DE NATAL

 “O LIXO QUE VIRA BRINQUEDO”


A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE PROJETOS COM BRINQUEDOS DE 
SUCATA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

“Nunca se deve tirar o brinquedo de uma criança.”
Mário Quintana


O Brinquedo

Brincando, as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as ferramentas que contribuem para esta construção. É com os brinquedos que elas começam a desenvolver sua criatividade e sua habilidade para mudar o futuro. Quando as crianças têm oportunidade de brincar, dispõem de brinquedos para brincar, individualmente ou em grupos, vivem uma experiência que enriquece sua sociabilidade e sua capacidade de se tornarem seres humanos criativos.

A Sucata

Consumimos um grande número de produtos que vêm em embalagens descartáveis. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo. Na realidade sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos e objetos de arte.

Apresentação do Projeto

O Projeto Lixo que vira Brinquedo, será desenvolvido no ano de 2009, pela POUSADA INFANTIL SONHO MEU.
As oficinas ocorrerão durante os meses de novembro e dezembro e serão desenvolvidas pelas Educadoras: Elane, Cláudia, Gabriele, Tininha e Graciele.
O projeto tem por objetivo o resgate da arte de brincar fazendo brinquedos com sucata.

Estratégia do Projeto

Em cada proposta deverá haver a preocupação em explicar os conceitos ambientais e as técnicas de construção dos brinquedos.


A estratégia do projeto ocorrerá em dois módulos:
Educação Ambiental

·Explicar os conceitos de “Redução, Reutilização e Reciclagem”.

·Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados.

Arte-Educação 

Conhecer o brinquedo e o material alternativo.
Transformar o lixo urbano em brinquedos de forma simples e criativa.

Desenvolvimento do Projeto

A receptividade dos alunos nesta experiência, que durará 02 meses, totalizará a participação de 40 crianças, pretendemos alcançar resultados satisfatórios.

A oficina iniciará com as sucatas trazidas pelos alunos ou recolhidas na própria Pousada. Assim cada criança gerará matéria-prima para a construção do seu brinquedo.
Dessa maneira, o projeto terá a oportunidade de promover mudanças de postura nos participantes envolvidos, que iniciarão um trabalho de separação, limpeza e reutilização do material coletado em suas próprias residências ou nas ruas, além de descobrirem o quanto é importante essa ação ambiental para a preservação da natureza.
Nesse processo de integração da Arte com o Meio Ambiente, compartilharemos momentos de alegrias e problemas, de brincar, de criar, de descobrir e de construir relações, juntos produziremos brinquedos, fantoches, fantasias, móveis, banda musical, ornamentação e enfeites, tudo de sucata.
No contexto aprender/fazendo estimulará nos participantes a curiosidade, autoconfiança, a coordenação motora, a socialização, a conscientização ecológica, a concentração, a criatividade, a percepção tátil, visual e espacial, as habilidades dos mundos imaginários e o resgate da nossa cultura popular.
Estaremos trabalhando também com as crianças o conceito de solidariedade, preparando presentes para doar e este valor pode ser compreendido de diversas maneiras, por isso transmita as crianças o principal: é bom cultivar ligações afetivas e de carinho e ternura com outras pessoas e explicar que quando fazemos alguém feliz, nós mesmos também ficamos mais felizes.

Conclusão

As escolas públicas, em geral, passam por momentos de carência de infra-estrutura, onde os alunos pertencentes à classe menos favorecidas, não tem acesso à informação e tecnologia e nem incentivo à arte e cultura. Apesar de todas as dificuldades, através da adaptação e criatividade, conseguiremos alcançar nossos objetivos.
Nós educadores temos um papel fundamental, de ser o facilitador no desenvolvimento da construção do conhecimento na formação do cidadão do futuro. Devemos buscar a melhoria do ensino por meios de brincadeiras, jogos e brinquedos. E mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases não mencione o tema, o direito de brincar e aprender estão garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O projeto mostrará a importância do resgate dos brinquedos artesanais, pois a urbanização verticalizada dos grandes centros - com a diminuição gradativa dos espaços de lazer – aliada ao processo tecnológico de industrialização dos brinquedos acena para uma quase extinção da produção artesanal de brinquedos, os que nos remete a necessidade de preservação desse bem cultural, que permanece vivo no imaginário popular.

Esperamos que o Projeto de Natal – O Lixo que vira Brinquedo venha contribuir para a formação de multiplicadores dessas idéias e que as crianças de hoje e adultos de amanhã, inventem as máquinas do futuro em um mundo sustentável.

FABÍOLA KARLA FACHETTI CRISTO

                                                                                                                         PROFESSORA, PEDAGOGA E PSICOPEDAGOGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT