quinta-feira, 16 de abril de 2009

PROJETO LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVO
O objetivo principal desse projeto,é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.

DESENVOLVIMENTO
Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura.Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler. Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumentos de avaliação.
ATIVIDADES
E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e interacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas: Sugestões de atividades:
• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
• Conhecer vida e obra do autor;
• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
• Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.

9 comentários:

  1. Parabéns!

    Q o senhor continue te abençoando com luz e sabedoria. bjus

    ResponderExcluir
  2. Fabiana parabéns!!

    Q o senhor continue te iluminando a sua criatividade e a sua sabedoria. bjus

    ResponderExcluir
  3. AMO QUEM AMA A EDUCAÇÃO INFANTIL!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tudo de bom, fico maravilhada com sua imaginação,amo educação infantil e sempre procuro novidades pros meus baixinhos.E adivinha onde armei minha barraca?isso mesmo foi aqui no seu cantinho.Parabéns pelo seu sucesso!!!!bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela sua força e capacidade de se doar! Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do projeto de leitura. parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Estou lhe visitando pela primeira vez, o encantamento é único, pelo vasto universo de suas criatividades e paixão ao educar e compartilhar suas vivências com todos.Parabéns!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Tenho visitado seu blog muitas vezes, e a cada vez que entro algo me surpreende. Acredito que seja o amor com que faz as coisas. Parabens.Marilea

    ResponderExcluir
  9. Adoro seu blog e tem me ajudado muito, parabens!

    gostaria de receber modelo de avaliação p segundo semestre ed. infantil> Muito obrigada beijussssssssssssss. katinhha@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT