domingo, 26 de abril de 2009

Dicas e Sugestões para trabalhar o DIA DAS MÃES!

A data favorece o encontro entre a família e a demonstração, mesmo que por um dia, de que é possível a gente se dar bem e conviver com gerações diferentes.
Todos querem ter uma mãe carinhosa que lhes ensine o amor; nem todos aprendem a vivê-lo e a expressá-lo como gostariam. Mas o amor é o que pode mudar as relações entre as pessoas, trazendo de volta a esperança e a vontade de viver.

E o que é o amor senão aquilo que vemos expressar-se na luta diária das mães que trabalham, embalam, riem, educam, choram, cantam, dançam... Mostram que, se a dor existe, há também a alegria, companheira quando não se perde a utopia nem a fé.

Seus nomes desconhecidos podem não revelar a força que carregam. Força tecida na luta que a elas se impõe a cada dia.

Mulheres e mães: negras, índias, mestiças, brancas, adolescentes ou já envelhecidas, geradoras e continuadoras da vida. Anônimas, talvez, mas imprescindíveis ao curso da história.

As dicas sugeridas querem contribuir para a reflexão sobre as mães, mas também sobre a família e o amor que queremos.


Músicas:

Ela é bamba - Ana Carolina
Pais e Filhos - Legião Urbana
Amor sem limites - Roberto Carlos
Gitâ - Raul Seixas

Livros:

Carta para minha mãe - (2002) – coletânea de cartas escritas por garotos da FEBEM. Retrato de quanto o vínculo maternal é referência para o ser humano. Nas entrelinhas, histórias tristes, mas cheias de motivos para fazer pensar na realidade de tantas crianças e adolescentes que perderam o rumo, mas não o desejo de ter uma família que os ame e de encontrar seu lugar na sociedade.


Filmes:

Não cabe somente às mães cuidar e educar as crianças. Essa exigência do amor pode ser assumida por qualquer pessoa que queira tornar o mundo melhor.

* A vida é bela - 1997 – O filme pode motivar para uma conversa sobre como pai e mãe, mesmo separados, podem estar sintonizados no amor aos filhos, garantindo que não desanimem diante das dificuldades nem percam a capacidade de sonhar.

* Central do Brasil – 1998 - Na falta dos pais, quem pode cumprir seu papel? Como seria a realidade de tantas crianças abandonadas se cada um se empenhasse em ajudá-las a resgatar e reencontrar o seu sonho de ter uma família?

* Meninas – 2006 - Documentário de Sandra Werneck que aborda a questão da gravidez na adolescência. Ser mãe é um sonho que precisa ser embalado e carregado não apenas pela mulher. Motiva para discutir a realidade atual, onde meninas muito cedo se tornam mães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT